sábado, 3 de dezembro de 2011

" Histórico de Cerezo pesou na sua contratação", revela dirigente do Vitória

Identidade de Cerezo com a Bahia e, principalmente, com o Vitória, foi decisivo na sua contratação
Identidade de Cerezo com a Bahia e, principalmente, com o Vitória, foi decisivo na sua contratação
O Vitória confirmou, neste sábado, 3, a contratação do seu novo treinador. Toninho Cerezo tem apresentação prevista para o dia 12 de dezembro, quando começará uma nova era no rubro-negro: muito diferente de 1999, quando levou o Leão às semifinais do Campeonato Brasileiro, o técnico agora terá que levar o time à Série A de 2013.
Segundo Carlos Falcão, presidente em exercício do clube, o histórico de Cerezo no Vitória foi levado em consideração antes de contratá-lo. “Toninho é um ídolo do futebol brasileiro. Uma homem de sucesso, que tem identidade com o Vitória e um histórico brilhante no clube, com aquela nossa campanha excelente na Série A em 99. Acho que é isso o que o Vitória precisa neste momento”, afirmou.
Em contato com a reportagem de A TARDE, Carlos Falcão revelou outros detalhes da contratação de Toninho Cerezo, confira:
Cerezo esteve presente em alguns jogos do Vitória no Barradão neste ano, além de ter declarado constantemente que queria treinar o time no ano que vem. Isso pesou na sua contratação?
Acho importante o Vitória buscar, sempre que possível, contar com profissionais com identidade com o clube. Claro que nossa intenção é profissionalizar o máximo possível, mas se pudermos profissionalizar agregando a isso uma identidade com o clube, eu o faria com certeza. É o caso do Toninho: treinador vitorioso e que se identifica com o clube. Ele mostrou que está bastante motivado, com muita gana e dedicação. O Vitória teve interesse em trazê-lo e o treinador mostrou interesse em treinar o Vitória e que está envolvido com o projeto de trazer o time para a Série A sendo campeão da Série B.
Cerezo estava com viagem programada para a Itália, onde realizaria um curso para treinadores de futebol. Como fica esta situação?
Ele vai mudar a programação dele, inclusive essa é uma das questões que mais nos motivaram a trazê-lo para treinar o Vitória. Ele vai viajar essa semana para a Itália, cancelar seus compromissos e retornar para se apresentar.
E qual será a duração do contrato de Toninho Cerezo?
O contrato vai até o final de 2012. Mas a ideia é que, com as coisas acontecendo bem em 2012, com o acesso, o nosso interesse é renovar com ele por mais tempo.
Falando em profissionais do clube, como vai ficar a montagem da comissão técnica de Cerezo? Quem está no Vitória neste momento será aproveitado?
Nós vamos conversar sobre isso após a apresentação do Toninho, mas posso garantir que os profissionais do Vitória vão continuar, o Vitória vai continuar mantendo uma comissão técnica permanente. Mas isso não impede que o treinador traga os profissionais com que goste de trabalhar.
E para a montagem do elenco, o novo técnico já indicou jogadores, ou vai indicá-los?
Nossa prioridade foi assinar, fechar um contrato com ele. Até porque, temos um gestor de futebol [Newton Drummond, o Chumbinho] contratado para realizar essas análises, fazer esses contatos. A gente pode até anunciar uma contratação de jogador antes mesmo do Toninho chegar ao clube.
Aproveitando a menção a Newton Drummond, é certo que o Vitória já conhecia o trabalho de Cerezo, mas o gestor de futebol do clube também o conhecia, aprovou a contratação?
Não, não havia um contato pessoal. Mas, claro que jamais eu traria um treinador que não tivesse sido aprovado pelo gestor de futebol. O primeiro contato, inclusive, foi através do gestor de futebol, foi ele quem fez a proposta, mas não havia um contato pessoal prévio entre os dois.
A proposta salarial de Cerezo foi maior do que a dos outros técnicos que o Vitória tinha em mente? Vai haver algum risco financeiro em contratá-lo?
Eu, pessoalmente, me recuso a falar sobre questões financeiras de terceiros. Mas garanto que não é nenhum exagero, ele não fez nenhuma proposta que esteja acima da capacidade do clube e eu, devido a minha formação, não faria isso. Por mais que tenhamos a vontade de levar o clube para a Série A, de sermos campeões, jamais faremos uma loucura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário