Matematicamente, qualquer clube só escapa do rebaixamento para qualquer série do Campeonato Brasileiro quando atingir um número de pontos ga-nhos que não possa mais ser alcançado ou ultrapassado pelo 17º colocado, o primeiro da zona de rebaixamento. Por este ângulo de análise, faltando 11 rodadas, 33 pontos a serem disputados, não só o Bahia, mas todos os clubes, ainda não estão com vaga carimbada na Série A de 2013, porque podem ser alcançados ou ultrapassados pelo Sport de Recife, 17º colocado com 27 pontos ganhos e poderia chegar aos 60, superando hoje o líder, o Fluminense do Rio de Janeiro, com 59 pontos ganhos.
Mas é óbvio que o futebol não é uma matemática, ou uma ciência exata, e o Sport, como num passe de mágica, que em 27 jogos disputados até agora, venceu apenas seis, venha a vencer todos os próximos 11 jogos que tem a disputar pela Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. Mas o clube pernambucano está a apenas nove pontos, três vitórias, do 9º colocado, o Cruzeiro de Minas Gerais, que, pelo equilíbrio da competição, também entra no grupo de risco da 1ª Divisão para 2013.
Com o Santos, com 36, e o Bahia, com 34 pontos ga-nhos, fazem parte deste grupo de risco clubes como Náutico, Flamengo, Santos, Ponte Preta, Portuguesa de Desportos e Coritiba. Por isso, o site chancedegol prevê ainda um risco mínimo de 0,4% para o rebaixamento aos clubes que chegarem aos 46 pontos ganhos, prevendo a vaga definitiva a partir dos 50 pontos.
A vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo foi expressiva para o Bahia, aumentou a confiança do grupo tricolor, mas, sem euforismo, o meia Hélder lembrou, da sua forma bem peculiar, que o time ainda corre risco, com uma frase própria: “A água ainda está batendo na nossa bunda. Temos de continuar subindo”. Ou seja, dos 11 jogos que ainda tem a disputar, o Bahia precisa de pelo menos mais quatro vitórias, 12 pontos, para carimbar sua presença na 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro de 2013.
Com a melhor campanha na segunda fase do campeonato, ao lado do Fluminense, com quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota, 14 pontos ganhos em 21 disputados, e um excelente aproveitamento de 75%, com esta média de três pontos ganhos a cada quatro disputados, o Bahia garante matematicamente a sua permanência em quatro rodadas, no dia 17, contra o Palmeiras, no Estádio de Pituaçu.
Fonte Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário